quinta-feira, 5 de maio de 2011

Azeite de oliva

Eu a-m-o azeite...acho que tudo fica bom com ele...se fosse mais em conta...óleo de soja/canola/algodão...seriam extintos da minha casa...




O azeite é um ingrediente básico da dieta mediterrânea (à base de legumes , massas, peixes, frutas, verduras e vinho), e é um produto alimentar que  tem sua imagem associada à saúde há milênios.

O azeite de oliva extra virgem é puro sumo de frutas. Contém entre 60% e 80% de gorduras monoinsaturadas e é esta concentração que ajuda a diminuir o mau colesterol e conserva o bom colesterol. Também possuir vitaminas lipossolúveis, como A, D, K e E. Por sua composição, os cientistas concluem que o azeite facilita a digestão, favorece a absorção de cálcio e ainda reduz o risco de enfermidades coronárias, alguns tipos de cânceres e ajuda a regular a pressão sanguínea.

Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares. Aliar a questão gastronômica do sabor à uma alimentação saudável  vem sendo uma preocupação do Célia Soutto Mayor.  Os cardápios do Buffet vem dando preferência à pratos e molhos que levam o azeite de oliva.
Hora de degustar: Para realizar uma degustação de azeite, o indicado é usar fatias de pão. E para que seja uma degustação autêntica é importante que o pão não tenha sabor, ou seja, que não possua em seus ingredientes condimentos diferenciados que possam interferir nas características do azeite. Experimente!

texto extraído daqui ó:

4 comentários:

  1. Lá em casa não pode faltar, tempero salada, faço comida, e tem um gostinho tão bom, nem se compara com óleo..
    E ainda bem que faz bem para a saude...

    bjão

    ResponderExcluir
  2. aqui tb não falta azeite! Dispenso qq tempero por um pouco de azeite na salada!!! VIVA O AZEITE!!!!

    ResponderExcluir

Este espaço é aberto à todos, mas deixe seu e-mail de contato. É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que falam conosco...