terça-feira, 21 de junho de 2011

Buttermilk

Há tempos vejo em receitas a utilização de um ingrediente que não encontro aqui em BH...e acho nem deve ter no Brasil...mas, graças as colegas culinaristas, posso usar a versão abrasileirada. Leiam um pouco sobre o assunto e as substituições:

Buttermilk

O que é

Produto utilizado na confecção de receitas, a fim de conferir-lhes um sabor ou textura cremosa. O sabor é levemente azedo. Deixa pães e bolos fofos e a carne de frango, por exemplo, úmida.
Tipos

1) 
Cultured Buttermilk: Obtido através da adição de bactérias de ácido lático ao leite pausterizado. Depois disso, o leite é fermentado em baixa temperatura (ideal 21ºC ou 69ºF). Pode conter sal ou não. Em geral, as marcas comercializadas contém. O sabor é levemente azedo.


2) 
Churned Buttermilk: É o líquido que resta depois que a manteiga é batida. Possui um sabor mais autêntico.
Substituições
• 1 xícara buttermilk = 1 xícara iogurte

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara leite + 1 colher sopa vinagre ou suco de limão (deixar parado por 10 minutos antes de utilizar em receitas)

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara leite + 1 3/4 colheres chá de cremor tártaro

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara água + 4 colheres sopa de buttermilk em pó (reconstituir antes de usar ou adicionar seco aos ingredientes secos e molhado aos ingredientes molhados antes de misturar)

• 1 xícara buttermilk = 1/4 xícara leite + 3/4 xícara iogurte

• 1 xícara buttermilk = 8.5 ounces
• 1 xícara buttermilk = 242 grams

Nota:
A substituição imprópria do buttermilk pode afetar o crescimento de pães e bolos. Quando se utiliza buttermilk, deve-se incluir bicarbonato de sódio na receita. Para se atingir os resultados desejados, quando se substitui leite comum por buttermilk, deve-se substituir o fermento em pó por uma parte ou toda a quantidade de bicarbonato de sódio. Para cada xícara de buttermilkusada em vez de leite comum, reduzir a quantidade de fermento em pó em 2 colheres de chá e substituir por ½ colher de bicarbonato de sódio.

Benefícios para a Saúde
Buttermilk é mais fácil de digerir do que leite comum. Tem menos gordura também, porque a gordura foi removida para se fazer manteiga. Possui alto teor de Potássio, Vitamina B12, Cálcio, Riboflavina e é também uma boa fonte de Fósforo.
Quem possui problemas digestivos deve consumir buttermilk em vez de leite, por ser mais rapidamente digerido. Possui também mais ácido lático que leite desnatado.
Um copo de buttermilk contém 99 calorias e 2.2g de gordura, enquanto que o leite gordo contém 157 calorias e 8.9g de gordura. Em algumas marcas obuttermilk contém mais gordura que em outros.
Impressões Pessoais

Eu adoro utilizar buttermilk na confecção de pães e bolos, por exemplo, porque ficam ultra fofos. Os produtos que levam adoçantes também ficam maravilhosos. Quem ainda não conhece, deve aprender a tirar proveito da utilidade e da versatilidade deste produto.

Buttermilk em Pó
Em geral, utilizo o buttermilk em pó, pois guardo na geladeira e não preciso ficar me preocupando que logo vai expirar o prazo de validade. O líquido também tem uma boa durabilidade, mas sempre fico insegura se vai estragar ou não e me sinto pressionada a ter que usar logo.


Buttermilk em Pó


Os americanos gostam de usar creme em vez de leite para tomar com café. Existem tipos diferentes de creme, sendo que o que varia é a quantidade de gordura do produto.


FONTE: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é aberto à todos, mas deixe seu e-mail de contato. É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que falam conosco...