terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mercado Central - continuação

Ainda no Mercado, conheci uma loja árabe



fonte: site do mercado

...charmosinha demais...e fui apresentada a alguns doces:


É o mesmo doce, só que o primeiro vem com chocolate. O nome: Halawi. É um doce de gergelim (R$4.00, 100gr).
Ainda bem que meu blog não é comercial...assim me sinto livre para emitir MINHA OPINIÃO em relação a tudo que consumo. Que troço esquisito!!!! Levei um pouco para experimentar...olha...é um sabor bem, mas bem específico...tem gosto de fumo misturado com gergelim queimado e uma pitada de chocolate em pó...(que descrição desanimadora hein? kkkkk).
É um doce que não vai a geladeira...de acordo com a proprietária da loja, ele dura até quatro (pasmem) anos!!! Uma senhora muito gentil, me mostrou que carrega um saquinho com esse doce na bolsa. De acordo com ela, sentiu vontade de desgustar alguma coisa saborosa hein? ela pega o saquim e come o docim...
Ela (esqueci o nome da tia...foi mal) passou a Receita:


200 grs de purê de gergelim (tahini)
100 grs de mel
100 grs de açúcar
1 colher de açúcar de vanila
1 colher de suco de limão

Coloque em uma panela a tahine, o mel e a vanila mexa até desgrudar da panela. Quando pronto, coloque em um tabuleiro e regue a calda.


Calda: coloque o açúcar e 1/4 de copo de água e deixe ferver, junte o suco de limão e aplique no halawi.

Corte em quadrados e sirva frio

Vale a pena experimentar? Claro que sim...tudo por novos sabores...

3 comentários:

  1. Olá, tentei fazer e não ficou igual ao da foto será que errei em alguma etapa? Bati no liquidificador, e não levei ao fogo. Será que tenho que somente misturar? Gostaria que alguém me ajudasse.Grata

    ResponderExcluir
  2. Tem q levar ao fogo, Juliana...siga a receita conforme tá descrito e depois me conta tá? bju

    ResponderExcluir
  3. esse doce nao vai ao forno. e tem a marca istambul q ja vende pronto e é perfeito doce de gergelim

    ResponderExcluir

Este espaço é aberto à todos, mas deixe seu e-mail de contato. É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que falam conosco...