sábado, 14 de maio de 2011

XI Festival da Quitanda - Congonhas/MG

Pela primeira vez em 11 anos, o Festival da Quitanda será realizado em três dias, de 13 a 15 de maio, na Romaria. Dez atrações entre espetáculos de viola, catira e de cultura popular completam esta atmosfera rural e cultural na sexta-feira, sábado e domingo. O evento alia tradição, história e culinária. Receitas de biscoitos, bolos, pães e outras delícias que fazem parte da mesa de café de Minas desde as antigas fazendas coloniais serão colocadas à prova.
Quarenta tendas serão montadas para abrigar as quitandeiras de Congonhas e de mais de vinte cidades da região como Ouro Preto, Caeté, Sabará, Entre Rios de Minas, Piranga, Lagoa Dourada, Ouro Branco, etc. 
Desde 2005, a administração municipal tem investido em infraestrutura, no conceito do evento e em sua divulgação para valorizar a figura da quitandeira e resgatar receitas e costumes que fazem parte de nossa cultura.  O resultado desse esforço se percebe a cada ano com a presença cada vez maior de turistas de Minas e de todo o País.
O município, com o apoio da Emater, realiza, nos últimos meses, cursos de sensibilização e capacitação de quitandeiras em alguns distritos da cidade, já que graças ao festival, Congonhas tem se tornado referência regional como a Terra da Quitanda.  Além de manter viva a tradicional figura da quitandeira, o objetivo é gerar trabalho e renda para as comunidades e permitir o resgate da autoestima delas.
Atrações
A abertura será na sexta-feira, 13, com o consagrado violeiro Almir Sater, que subirá ao palco às 21 horas. Um pouco antes, será lançada a segunda edição do Caderno de Receitas do Festival de Quitanda, uma coletânea das receitas premiadas de quitandeiras de Congonhas.
Para comemorar o X Festival da Quitanda, a Prefeitura editou, em 2010, um Caderno de Receitas com as quitandas vencedoras nas edições anteriores. Este ano, a nova edição traz as quitandas campeãs no ano anterior, receitas das quitandeiras de Congonhas e ações do município na defesa e resgate da culinária local.
No sábado, a Feira de Quitandas e Artesanato irá das 14h às 18h. Em seguida, começa a programação de Caldos e Violas, quando as quitandas darão lugar aos caldos, bebidas e à viola.
No domingo, além da Feira de Quitanda, a partir das 9h, e apresentações culturais, acontecerá a premiação das receitas vencedoras, às 15 horas, nas categorias Quitanda PRATA DA CASA – receita que valoriza a quitandeira de Congonhas, Quitanda REGIONAL – melhor quitanda entre as cidades participantes e Quitanda COMÉRCIO ESPECIALIZADO – melhor receita produzida no comércio da região. O show de Bruna Viola encerra a festa às 17 horas.

3 comentários:

  1. Oiee, ótima dica para o fim de semana e uma otima oportunidade de experimentar varios sabores num mesmo lugar .Quem sabe nao esbarramos por la .Bj

    ResponderExcluir

Este espaço é aberto à todos, mas deixe seu e-mail de contato. É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que falam conosco...